CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Campo Grande MS

Agendamento para castração de felinos teve duração de quase três horas

Algumas pessoas dormiram na fila e 447 senhas foram distribuídas

20 AGO 2018Por Redação/OJ14h:20

Fila para agendamento de castração de felinos começou com, aproximadamente, mil pessoas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na manhã desta segunda-feira (20). Porém, somente 447 senhas foram distribuídas para a população. “Na verdade tínhamos 430 senhas, mas como sobraram 17 pessoas, abrimos exceção”, declarou a coordenadora do centro, a veterinária Iara Domingos.

O início do agendamento começou às 7h e antes das 10h a fila já tinha acabado. “Foi bem rápido e estamos melhorando a cada mês”, comemorou a coordenadora.

Às 4h da madrugada já tinham pessoas na fila e idoso chegou a dormir em frente ao CCZ, de domingo (19) para segunda-feira, a fim de garantir a vaga.

O programa de castração por enquanto é só para felinos. O CCZ dispõe de uma sala com quatro macas e quatro profissionais para fazerem as castrações. De acordo com a coordenadora, 22 gatos são castrados de segunda a sexta-feira e 32 gatos nos sábados e feriados. Das 610 vagas, 430 são para a população em geral e o restante, 180 vagas, são destinadas as ongs.

O agendamento para fazer a castração do felino demora, em média, de dois a três minutos. “Fazemos algumas perguntas, precisamos do CPF, RG, endereço e também precisamos saber um pouco da vida do animal, peso, sexo, instruímos também que seja dada algumas vacinas contra virose, porque o animal fica exposto a outros animais”, explicou a veterinária.

A partir desse mês, aqueles que não puderem esperar na fila para apresentar informações sobre os gatos, poderão apenas pegar a senha e ligar, no período de cinco horas, para finalizar o agendamento.

No agendamento desta segunda-feira os “pais” e mães” de felinos tiveram uma vantagem, não estava sol e calor como no último agendamento que ocorreu no mês passado. “Mas sempre tem reclamação, hoje eles reclamaram das prioridades que demos aos idosos e mulheres com crianças de colo, mas isso é lei”, defendeu a coordenadora.

Castração de Cães

A veterinária Iara Domingos adiantou que a castração de cães está programada para ocorrer após verba de emenda parlamentar de deputado estadual ser repassada para o encaminhamento dos projetos que já estão sendo desenvolvidos pelo CCZ. De acordo com Iara, “ônibus clínica” será adaptado para irem aos bairros e castração de cães será feito de maneira itinerante. “Esse projeto só poderá acontecer depois das eleições, por enquanto não dá pra afirmarmos nada”, declarou a coordenadora.

A ideia do centro é de que os quatro veterinários que passaram no último concurso da Prefeitura de Campo Grande ficarão responsáveis por esse serviço de “castração itinerante de cães em bairros”.

Fonte: Correio do Estado

Mamma dentro

Leia Também