Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Brasil

Ministra Cármen Lúcia assume Presidência pela 2ª vez durante viagem de Temer

18 JUN 2018Por Redação/OJ09h:50

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, irá assumir a Presidência da República pela segunda vez nos próximos dias. A ministra irá assumir na segunda-feira (18), quando o presidente Michel Temer (MDB) viaja para o Paraguai.

Durante o período, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB), também terão viagens, o que impede que ambos, que integram a linha sucessiva do presidente, assumam o cargo suplente.

Esta é a segunda vez que Cármen Lúcia assume a Presidência do Brasil. A primeira vez foi em abril, quando Temer viajou ao Peru. Isso acontece porque a Legislação eleitoral não permite que Maia e Eunício permaneçam no país no período de viagens do presidente.

Isso porque a lei não permite que quem vá disputar as eleições assuma cargo de Executivo, o que se aplica ao presidente da Câmara e do Senado, que irão à reeleição.

Maia chegou a apresentar uma consulta ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para saber se pode ocupar o cargo de presidente durante as viagens executivas de Temer, porém, a corte eleitoral não ainda não deliberou sobre o tema.

Nesta segunda, Cármen Lúcia irá despachar do Palácio do Planalto, atendendo reuniões com governadores e uma audiência com o embaixador João Gomes Cravinho, da União Europeia, além de outras agendas.

Fonte: midiamax

Mamma dentro

Leia Também