Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Artigo

TECNOFAM, falando a lingua do homem do campo

Renato Câmara é engenheiro agrônomo e deputado estadual pelo MDB

18 ABR 2018Por Redação/TR15h:06

Há um bom tempo a agricultura familiar vem desempenhando papel de destaque na economia do Brasil e abastecendo as mesas de grande parte da população. Apesar disto, alguns desafios ainda retardam o progresso deste segmento fundamental para o desenvolvimento econômico do país e de Mato Grosso do Sul. O difícil acesso do pequeno produtor e agricultor familiar, às novas tecnologias, por exemplo, é ainda um grande entrave nesse processo.

A Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar), o maior evento em agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, vem de contraponto à essa realidade e cumpre um papel muito importante para o pequeno produtor, tratando da difusão de tecnologia através de demonstrações práticas, que é a linguagem facilmente compreendida pelo pequeno produtor.

Realizado nesta semana na Embrapa em Dourados, o evento serve como uma importante oportunidade de tornar a ciência e a tecnologia acessível para agricultores da nossa região. Trata-se de uma iniciativa louvável da Embrapa Agropecuária Oeste, Agraer, UFGD e outras instituições envolvidas, que através de eventos como a Tecnofam, promovem a difusão de novas tecnologias e possibilitam ao pequeno produtor de Mato Grosso do Sul o contato direto com novos conhecimentos, equipamentos e experimentos, que certamente contribuem facilitar o dia a dia no campo e impulsionam o aperfeiçoamento da produção e, consequentemente, a geração de renda e emprego na agricultura familiar.

Nosso Estado conta atualmente com aproximadamente 70 mil pequenos agricultores. Nestes espaços, a propriedade é compartilhada pela família e é a principal fonte geradora de renda, estabelecendo às pessoas a relação com a terra, por ser seu local de trabalho e moradia. Essas famílias anseiam pelo dia em que vão conseguir tirar da terra uma renda suficiente para terem acesso integral às novas tecnologias e ampliar sua capacidade de produção, para poder ter uma variedade uma diversificação de produção que possam melhorar a sua renda e dar uma vida melhor para eles e seus filhos.

Outro desafio é fazer com que as novas gerações possam permanecer no campo. Atualmente, na maioria dos casos, são os filhos de pequenos produtores que se afastam da agricultura familiar, que almejam outras formações acadêmicas e buscam na cidade uma vida mais atrativas. Com isso, a cada dia, temos menos pessoas no campo, principalmente os mais jovens. Essa tendência crescente acaba se tornando um desestímulo para que nossos jovens fiquem no campo e possam contribuir para o desenvolvimento das novas tecnologias, principalmente na agricultura familiar. Para reverter essa realidade, precisamos criar projetos e oportunidades de geração de emprego e renda que estimulem a permanência dos nossos jovens na atividade rural.

E é através de eventos como a Tecnofam, de feiras desta natureza, da difusão de tecnologias e do trabalho em conjunto entre o poder público, entidades de classe e universidades, que teremos condições de diminuir a distância entre a tecnologia que existe hoje nas grandes propriedades com que é praticado atualmente na agricultura familiar e atrair mais pessoas e profissionais capacidades para as atividades do campo.

Parabéns à Embrapa e as demais instituições envolvidas, que através da Tecnofam, viram seus olhares para a agricultura familiar. São com ações como essa que temos a esperança de que é possível fazer ainda mais para o desenvolvimento da agricultura familiar e do Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria

 

Mamma dentro

Leia Também