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Artigo

Quando procurar a terapia infantil

29 AGO 2017Por Valdeir Simão e Youssef Nimer13h:24

A Terapia Infantil é uma prática da psicologia dirigida ao atendimento à crianças que tem como objetivo favorecer o bem estar físico e mental, além de sua qualidade de vida e de sua família. Esta modalidade terapêutica conta com recursos lúdicos a fim de abordar o mundo infantil, considerando as necessidades particulares e os aspectos especiais das crianças. As estratégias lúdicas contam com histórias, desenhos, colagens, pinturas e jogos, de acordo com a idade de cada criança e suas particularidades, a fim de criar um ambiente em que a criança se sinta a vontade e segura.

Tem-se como referencial o sofrimento da criança e como objetivo ajudá-la a encontrar caminhos para sentir-se melhor. Na terapia infantil se encontra o espaço em que a criança é ouvida e acolhida, podendo expressar seu universo íntimo aprendendo a entender seus sentimentos e emoções, como raiva, amor, rancor, saudade, tristeza, frustração, medo e ansiedades.

A criança tende a construir um mundo de fantasia que desperta sentimentos de medo, insegurança e ansiedade, que precisam ser expressos para serem compreendidos e ressignificados. Conhecer a criança e seu mundo a auxilia a construir sua personalidade e ativar sua percepção de futuro, como estar trabalhando para construir seu futuro “eu”. Sonhos, imagens, desejos, desenhos e imaginações são de extrema importância e significância para o processo terapêutico infantil.

Mas quando devo procurar um terapeuta infantil? São inúmeras as razões que levam pais ou responsáveis a procurar terapia para suas crianças. Podemos destacar o baixo rendimento escolar, comportamentos agressivos, timidez, enurese noturna, hiperatividade, dificuldades de interagir com outras crianças ou familiares, depressão, obesidade, separação dos pais, problemas no ambiente familiar, ansiedade exagerada, problemas para dormir sozinho, dificuldades na aprendizagem e em acompanhar a rotina escolar, entre outras.

Nestes casos a terapia irá auxiliá-la na aquisição de novos comportamentos eficientes para lidar com as situações geradoras do estresse emocional. Assim, o terapeuta, com a metodologia adequada e através de sua relação transferencial com a criança, inicia um processo de mudança comportamental dentro do consultório com o intuito de que estes progressos generalizem para os ambientes naturais da criança. Desse modo, ela conseguirá se comportar de forma a sentir-se bem em todas as esferas de sua vida.

Na maioria das vezes, os pais quando chegam a procurar ajuda de um profissional já estão angustiados por não saberem mais o que fazer para ajudarem a criança. Os pais estarão sempre envolvidos no processo terapêutico da criança, através de sessões de acolhimento e orientação, assim passam a entender o que ocorre no contexto familiar e o que poderia estar gerando ou mantendo o problema, podendo no futuro continuar auxiliando esta criança que se tornará um adolescente e, então, um adulto de sucesso. Sendo assim, a família precisa se implicar para que o trabalho feito dentro do consultório seja estendido para casa, escola e externo, alcançando assim, o objetivo da terapia infantil.

Por: Ana Claudia Carvalho de Lima

Graduada em Psicologia pela UNIC- Rondonópolis/MT

Psicóloga do Projeto AJA/MS

CRP – 14/06772-7

Atendimento infantil, adolescente e adulto.

(67) 3291-3059

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