CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Agronegócio

Saiba qual é a alimentação correta dos suínos

Especialista da Quimtia Brasil aponta a dieta ideal dos animais.

21 SET 2018Por Redação/TR12h:07

Com o setor da suinocultura evoluindo a cada dia, cresce também a preocupação dos produtores e criadores em proporcionar uma produção cada vez mais de qualidade. E uma das alternativas para atingir essa excelência está na alimentação do animal.

De acordo com o zootecnista da Quimtia Brasil, empresa especializada na produção de insumos para nutrição animal, José Luiz Schneiders, o primeiro passo é pensar em uma dieta específica para os suínos.

Para ele, ao contrário do que se imagina, a ração ideal para suínos deve favorecer mais o desenvolvimento da carcaça, do que a engorda propriamente dita. Ou seja, o alimento deve promover ganho de músculo e não gordura ao animal, devido ao melhoramento genético, que, com o passar dos anos, vem sendo aprimorado para fornecer ao consumidor proteína de origem animal, com baixo teor de colesterol.

O especialista afirma, também, que, atualmente, existe um déficit de micromineirais como o manganês, zinco, iodo, ferro, cobre e selênio nos vegetais brasileiros, e de várias vitaminas. Por conta disso, segundo o zootecnista, é necessário que sejam adicionados sinteticamente na ração, além de acrescentar calcário, fosfato bicalcio e sal, que exercem funções específicas, principalmente no desenvolvimento dos ossos destes animais. “A alimentação dos suínos se concentra em milho, farelo de soja e aminoácidos, principalmente a lisina”, completa Schneiders.

Quantidade apropriada

Schneiders explica, ainda, é fisiológico que um animal mais velho coma mais ração do que um mais jovem. Segundo ele, por conta disso há a necessidade da alimentação ser mais concentrada em nutrientes no início da fase produtiva, e menos concentrada conforme o crescimento do animal. “Um suíno chega ao peso ideal para o abate com cerca de 100 e 110 kg, com aproximadamente 140 dias de vida”, ressalta.

Fonte: Hamilton Jr. Comunicare 

Mamma dentro

Leia Também