Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Agronegócio

Raio provoca a morte de 32 animais em fazenda em MS

Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal vistoria local e após confirmar causa da morte em razão do raio vai autorizar enterro dos bovinos.

14 JUN 2018Por Redação/TR17h:37

Um raio provocou a morte de 32 bovinos que estavam próximos a uma cerca em uma propriedade rural no município de Batayporã, a 306 quilômetros de Campo Grande. O incidente ocorreu na noite de terça-feira (12), quando, segundo a meteorologia, ocorreu na região uma forte chuva com pelo menos 44 descargas elétricas.

Segundo o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, uma equipe do órgão vistoria na manhã desta quinta-feira (14) o local e após confirmar que a morte dos animais ocorreu em razão do raio vai autorizar que eles sejam enterrados.

“O enterro destes animais vai ocorrer uma uma área da propriedade em que se assegure o respeito as questões ambientais, ou seja, longe, por exemplo, de nascentes de águas”, explica, completando que em seguida será dada baixa dos bovinos mortos no estoque registrado no órgão.

O diretor da Iagro comenta que nestes casos a principal orientação ao produtor é para que comunique imediatamente ao órgão, para que seja atestada a causa da morte e regularizado o estoque.

Chiochetta destaca que como medidas para tentar reduzir o impacto de uma descarga elétrica como a que atingiu a fazenda em Batayporã, que os criadores podem seccionar as cercas a cada 200 ou 300 metros e fazer o aterramento das estruturas a cada 50 metros, de modo, que modo a dirigir o excesso de energia de um raio para um ponto em que possa ser dissipado.

Fonte: G1 - Anderson Viegas

Mamma dentro

Leia Também