CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Agronegócio

Greve dos caminhoneiros faz produtores sacrificarem pintinhos por falta de ração

Segundo Associação Brasileira de Proteína Animal, 120 frigoríficos estão fechados.

24 MAI 2018Por Redação/TR21h:21

A greve de caminhoneiro está prejudicando o escoamento de ração e obrigando produtores a matar os pintinhos, segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

“Não há comida. É melhor sacrificar do que deixar sofrer”, disse Santin. “Alguns bichos estão morrendo e há um risco elevado de canibalização. É preciso uma compreensão do comando de greve para não deixar o bicho sofrer.”

Como efeito da grave, o setor já acumula 120 frigoríficos fechados e 170 mil trabalhadores sem poder trabalhar. O prejuízo com a exportação já se aproxima de US$ 100 milhões.

"Estávamos numa velocidade de cruzeiro. Mesmo quando a greve acabar, retomar toda essa engrenagem vai ser difícil", afirmou Santin.

Inicialmente, a ABPA apoiou a greve dos caminhoneiros, mas a paralisação já está “passando dos limites”, segundo Santin, sobretudo depois da renúncia do PIS-Cofins do diesel. A medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (23) como forma de tentar conter a paralisação de caminhoneiros.

Empresas interromperam atividade

Ao longo desta semana, várias empresas do setor pararam a produção por causa dos protestos dos caminhoneiros.

A JBS paralisou unidades em 5 estados (Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul). A empresa informou que “está adotando medidas em suas operações (fábricas) e logística, que inclui a paralisação de algumas unidades de carne bovina, aves e suínos, em razão da impossibilidade de escoar sua produção”.

A BRF anunciou interrupção da produção de 13 unidades em virtude da dificuldade de escoar os produtos, além da falta de recebimento de matéria prima, insumos e animais para abate.

A Aurora interrompeu as atividades em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Fonte: G1

Mamma dentro

Leia Também