CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
17 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Agronegócio

Em Laguna Carapã, Mauricio Saito fala sobre potencial agrícola da região em evento que premia produtividade rural

20 ABR 2018Por Redação/TR15h:43

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou na noite de quinta-feira (19) do tradicional evento que premia produtores rurais que se destacaram com o Ranking de Produtividade de Soja, evento realizado pelo Sindicato Rural de Laguna Carapã. O vencedor do concurso foi Antônio Francisco Bohn, com 94,6 sacas por hectare.

Saito destacou o potencial agrícola da região. “Em Laguna Carapã, tivemos, nos últimos cinco anos, um incremento na produção de soja superior a 46%. Isso demonstra claramente que o perfil do produtor, a comunidade científica, com a presença da Embrapa que dá suporte tecnológico e eleva o nível das lavouras sul-mato-grossenses, garantem a excelência em produtividade, no município e em todo o estado”.

Alguns trabalhos desenvolvidos pelo sindicato rural também foram citados por Saito. “A demanda por cursos é grande e o presidente João Firmino, junto à diretoria, tem frequentemente solicitado capacitações para melhorar a mão de obra no município. Nos últimos meses foram mais de 200 pessoas capacitadas”.

Para o presidente do sindicato rural, João Firmino Neto, os produtores rurais locais enfrentaram desafios climáticos na temporada 2017/2018, superados pelo profissionalismo do setor. “Tivemos problemas pontuais, mas no final, o resultado foi satisfatório e, agora, quero que todos aproveitem o evento. Não tenho muito o que falar, apenas agradecer aos patrocinadores, a equipe técnica, ao Mauricio Saito, que deu total apoio ao sindicato junto e diretoria da instituição, a prefeitura e câmara municipal, além dos produtores e produtoras que se inscreveram no concurso e acreditaram no nosso trabalho”, ressalta o presidente do Sindicato Rural.

Para o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, a vocação agrícola do estado e a credibilidade na pesquisa são respostas para o resultado obtido na safra 2017/2018 de soja. “A Embrapa acompanha e participa do desenvolvimento das safras e, por isso, o nosso compromisso é cada vez maior, com metas ainda mais desafiadoras. A comunidade científica, tanto lembrada por Saito, pessoa que valoriza a ciência, a tecnologia e vê nessas ferramentas a resposta para o sucesso do agro, é uma parceira somada ao trabalho daqueles que acreditam na vocação do agro no estado”.

O prefeito Itamar Bilibio falou do empenho do produtor rural da região. “A brilhante colheita demonstrou a dedicação investida por cada agricultor em sua propriedade. Toda população ganha com isso, pois o comércio local aumenta o movimento e os números valorizam o agro. Eventos como esse acontecem para mostrar a capacidade que temos de produzir e do quanto nossas terras são férteis”.

O presidente da Câmara Municipal de Laguna Carapã, vereador Valmor Flores, destacou os resultados da temporada de soja. “Essa festa só acontece porque temos pessoas que garantem resultados e apoiadores que contribuem no desenvolvimento do agro. Tivemos uma safra abençoada, mesmo com dificuldade, cumprimos com o dever de casa. E, a cada ano, observamos que o evento cresce ainda mais e é reconhecido em vários lugares do país e até do mundo”.

O gerente da Syngenta, Armando Filho, agradeceu em participar do evento. “Há muitos anos atendo a região e ficamos gratos em participar e fazer parte da história desse evento. A alta produtividade está na missão da empresa e é muito bom ver o quanto a ação cresceu e, por isso, queremos continuar parceiros nos próximos anos. Agradecemos a todos que permitem que essa festa, a cada edição, seja ainda mais grandiosa”.

Participaram do evento a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel; o diretor do DOF –Departamento de Operações da Fronteira, Coronel Cleber Hadadd; e o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Mamma dentro

Leia Também