CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Agronegócio

Couve-flor pode salvar sua vida, prevenindo até contra o câncer

Versátil na cozinha, barato e disponível durante todo o ano, o vegetal é destaque quando o assunto é saúde

21 AGO 2018Por Redação/OJ09h:20

Ainda considerado um patinho feio entre os vegetais disponíveis em abundância no país, a couve-flor é rica em fibras e proteínas, em minerais e antioxidantes indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Melhor do que isso, ela previne várias doenças, como o câncer, ajuda na recuperação de pessoas doentes e é muito fácil de encontrar, já que são colhidas o ano todo.

Pertencente à família dos crucíferos, que inclui brotos de brócolis, nabos, couve de bruxelas, repolho chinês, rúcula, couve, rabanetes, mostarda e agrião, o alimento é muito versátil na cozinha, como em pizzas, bolinhos, purês, além de se um belo substituto do arroz, devido à alta presença de fibras e baixas calorias (100 gramas do produto possuem apenas 25 calorias).

Ela é versátil porque pode ser consumida crua ou cozida, não contém colesterol ou gorduras saturadas, traz apenas 5 gramas de carboidratos e aproximadamente 2 gramas de proteína.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), a couve-flor pode prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama. Além disso, é indicada ainda para tratar as funções digestivas, sendo muito recomendável para ser usada na dieta de doentes que sofrem de gastrite, úlcera, dispepsia.

Outro benefício valioso é que a couve normaliza o trânsito intestinal, beneficia quem sofre de prisão de ventre tanto quanto de diarreia, e também casos de colite e diverticulite, ou quem passou por quadro de infecção aguda, como gastrite ou gastroenterite. A vitamina B contida na couve-flor beneficia as atividades cerebrais, como as de aprendizado e memória.

Segundo o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), o vegetal couve-flor pode ser encontrada praticamente o ano todo, mas os meses mais fortes vão de abril a outubro. Em 2017, deram entrada cerca de 10.235 toneladas do produto, provenientes principalmente das cidades paulistas de Pedra Bela, Socorro, Ibiúna, Tuiuti, Bragança Paulista e Pinhalzinho. O preço médio comercializado no atacado dentro do ETSP é de R$ 2,39 por unidade.

Fonte: Campo TV

Mamma dentro

Leia Também